Como fazer a perfuração de um Poço Semi-Artesiano?

Em razão da contaminação existente nas áreas mais rasas do espaço urbano, todos nós sabemos da importância de fazer um poço artesiano. E você sabia que existe diferença entre as denominações poço artesiano e poço semi-artesiano?

Quando as águas superficiais não suprem a necessidade do abastecimento de água, os poços artesianos surgem para promover a extração da água subterrânea. A associação Brasileira de Águas Subterrâneas é o órgão competente para classificar os tipos de poços existentes.

Poços artesianos, tecnicamente conhecidos como poço tubular profundo, são poços com aquífero guarani, com grandes profundidades (podem chegar a até 2 mil metros) e grandes diâmetros, em que a água jorra para manter o equilíbrio do lençol subterrâneo, não havendo necessidade de fazer uso de bombas d’água.

Já no poço semi-artesiano a água não jorra, de modo que é necessitário bombear para que seja obtido o volume de água.

Se você tem dúvidas sobre como furar um poço semi-artesiano e suas vantagens quanto comparado às demais formas de extração da água subterrânea, continue conosco na leitura deste artigo!

Imagem referente sobre como furar um poço semi-artesiano.

Quais devem ser as etapas ao construir um poço semi-artesiano?

O passo a passo deve ser observado para que não seja ocasionado nenhum prejuízo, e você não deve hesitar em pedir o auxílio de um profissional.

Construir um poço envolve a seleção de fatores dimensionais de acordo com a formação geológica do terreno e ainda a seleção de materiais que levem em consideração o custo-benefício.

Alguns materiais usados para furar um poço semi-artesiano são o tubo filtro com slot (slot são ranhuras que possibilitam a água do solo migrar para dentro do furo) de fábrica e o pré-filtro (areia lavada de depósito de construção não é indicada, pois pode estar contaminada com coliformes fecais). O ideal é que você use areia tratada com granulometria específica como pré-filtro.

Outro material importante é o selo de bentonita granulada, que deve ser colocado na altura do nível de água para evitar que o contaminante desça do topo entre o tubo e o buraco, levando contaminação para a parede do poço. O selo também deve preencher um espaço de 50 centímetros e o restante pode ser preenchido de solo argiloso.

A perfuração do poço semi-artesiano pode ser manual ou realizada com a ajuda de equipamentos, devendo ser iniciada a seco para determinar em qual profundidade está o primeiro nível de água. Quando a lama começar a aparecer é a comprovação de que o lençol freático foi atingido.

Qual o tipo de filtro adequado?

É importante observar que os filtros a serem utilizados no seu poço semi-artesiano irão variar de acordo com o tipo do poço, nível de profundidade, fatores hidráulicos.

Considerando que através do filtro é que a água do aquífero penetra no poço, um filtro devidamente construído permite a entrada da água, e com pequenas velocidades.

O ideal é que filtro seja de aço galvanizado e colocado em toda a área do lençol freático. Por outro lado, não é recomendável que o filtro seja de PVC, pois o tubo pode fechar e ocasionar a compressão da terra e, como consequência, impedir o trabalho de bombeamento.

Dessa forma, a presença do filtro adequado evita que a areia entre com a água e serve ainda como retentor do material da formação.

O encaixe dos tubos de aço

A utilização de tubos de aço galvanizado garantem praticidade na instalação e grande durabilidade e podem ser usados tanto no poço artesiano como no semi-artesiano. Prezam pela maior resistência e higiene, além de que os microfuros e ranhuras presentes nesse tipo de tubo auxiliam a passagem da água.

É muito importante que seja devidamente encaixado o tubo de aço na parte do poço logo acima do lençol freático, utilizando o material adequado para cada caso.

Lembrando que é essencial possuir uma tubulação geomecânica para realizar o transporte da água do poço artesiano.

Instalação demonstrando como furar um poço semi-artesiano.

A válvula de vazão da água

A válvula de vazão da água tem por função controlar a vazão natural da água, devendo ser encaixada no local adequado, assim como a escolha da válvula deve ser feita em consonância com os demais aspectos de profundidade e uso de bombas.

Não basta se preocupar com a construção do poço, é preciso ter cuidado com a manutenção, que deve se dar com regularidade e de maneira eficaz, garantindo maior durabilidade. Pelo menos uma vez por ano deve ser verificada a qualidade da água, bem como parte elétrica e hidráulica.

O que são as bombas de pressão ou motobombas?

Diferentemente do que acontece com os poços artesianos que não precisam de bombas de pressão, já que a água jorra naturalmente, os poços semi-artesianos precisam desse equipamento.

A bomba de água, também conhecida como bomba de pressão ou motobomba, nada mais é que um equipamento fundamental para transferir água de um lugar para outro, seja limpa ou suja.

Tratando-se da construção de poços, as bombas de pressão tem por função transferir água limpa e sem partículas do poço semi-artesiano para as caixas d’água.

Altura e comprimento da tubulação de captação da água, altura e comprimento da tubulação até a caixa d’água e a vazão da água são alguns dos fatores que irão influenciar no momento de você decidir qual a bomba de pressão ou motobomba ideal para o seu caso.

É essencial que a escolha da bomba seja feita de acordo com os fatores acima elencados, haja vista que a utilização da bomba certa implicará no prolongamento da vida do poço, garantindo uma futura economia.

Agora você já sabe quais são as principais diferenças entre os tipos de poços mais comuns no mercado.

Importante ressaltar, ainda, as vantagens de furar um poço semi-artesiano e tradicional em relação a outras maneiras de obtenção de água. No caso da rede pública, por exemplo, quando você possui sua própria fonte de abastecimento, não corre riscos de ser prejudicado pela interrupção do fornecimento de água.

Além disso, estudos comprovam que é possível reduzir em até 60% os gastos com conta de água e obter qualidade superior quando comparada àquela do sistema público.

Ficou com alguma dúvida sobre como furar um poço semi-artesiano? Não perca tempo e deixe o seu comentário aqui.

Deixe um comentário

Converse no Whatsapp