O que é um Poço Artesiano e quais as suas funções?

Um poço artesiano tem um diâmetro pequeno, mas uma grande profundidade. Por causa da forte pressão, a água consegue ser levada do solo à superfície sem a necessidade de uma bomba.

Os poços artesianos geralmente são escavados com furadeiras e conseguem retirar água dos aquíferos, regiões com alta concentração de água entre rochas, criando uma filtragem natural. No geral, essa água tem uma qualidade melhor por estar protegida da contaminação humana e por dispensar qualquer tipo de tratamento para consumo.

Os poços artesianos surgiram na França ainda no século XII. Também existem os poços semiartesianos que se caracterizam por precisarem de bomba d´água para dar pressão e fazer com que a água chegue à superfície.

Função dos poços artesianos

Os poços artesianos têm como principal função captar água contida nos lençóis freáticos, o que não é um processo simples. A perfuração tem de ser bastante profunda. Realizar a manutenção de um poço artesiano também tende a ser algo bastante complicado.

Devido à forte pressão da água contida nos lençóis freáticos, o poço artesiano tem como uma das principais vantagens a dispensa do uso de uma bomba, já que a água consegue jorrar no solo naturalmente.

Para construir um poço artesiano é preciso contar com máquinas especiais, que devem estar devidamente registradas no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e deve ser feita por profissionais da área. Por conta da complexidade, para construir um poço artesiano, é necessário ter a autorização de órgãos estaduais.

Após a perfuração, o poço é revestido por tubos de aço para que se evitem desmoronamentos e possibilidades de contaminação da água. Depois da instalação dos tubos, é preciso retirar todos os resíduos presentes para que se torne possível a passagem de um grande volume de água.

Em poços semiartesianos, esta estrutura ainda deve contar com um local reservado para a bomba submersa, a qual será responsável por puxar a água dos lençóis freáticos até a superfície.

Por que utilizar um poço artesiano?

Para construir um poço artesiano é preciso contar com máquinas especiais, que devem estar devidamente registradas no CREA.

Confira alguns dos principais motivos que justificam o uso de um poço artesiano:

Pressão da água

A primeira e principal vantagem de todas é que os poços artesianos são jorrantes, ou seja, não necessitam de bomba d´água, o que diminui o custo da operação. Porém isso é compensado por conta da complexidade para a construção de um poço artesiano.

Água com ótima qualidade para o consumo

Outro ponto positivo é que a água que jorra dos poços artesianos é altamente qualificada e não costuma precisar de filtragem para ser consumida. Isso acontece por que a água subterrânea não sofre nenhum tipo de contaminação humana, tendo em sua composição, a química das rochas e sedimentos onde fica guardada.

Pouca manutenção

Um fator que também conta bastante para a construção e o uso de poços artesianos ou semiartesiano é, que se construídos corretamente, eles não precisam de grandes manutenções, o que diminui o custo e a preocupação com futuros problemas na qualidade da água e no funcionamento dos poços. Geralmente, é recomendada apenas a realização de manutenções preventivas a cada um ou dois anos.

Boa vazão

A vazão da água está garantida com a construção de um poço artesiano, já que a pressão da água costuma ser bastante forte. O impacto no ambiente desse tipo de equipamento também é bem menor se comparado com outros métodos para o tratamento de água ou esgoto.

Vida útil

A vida útil de um poço artesiano também é uma grande vantagem, já que as obras podem ser feitas em poucos dias e os poços desse tipo podem durar até 40 anos, mantendo a qualidade da água e o bom desempenho.

Segurança e localização

O poço artesiano não ocupa espaço na superfície e pode ser construído em local de grande concentração de pessoas. Além disso, tem segurança total, já que não há chances de corrosão devido a erosões.

Custo

Apesar de não ter um custo baixo (em torno de R$ 20 e R$ 30 mil), as pessoas que investirem num poço artesiano terão uma resposta rápida ao investimento. Quando um único poço atende a várias casas, a construção de um poço artesiano se torna ainda mais lucrativa.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe suas impressões nas redes sociais.

Deixe um comentário

Converse no Whatsapp