Quais as etapas de limpeza de um poço artesiano?

Você sabe como limpar um poço artesiano?Por mais simples que possa parecer essa pergunta, não se engane, pois várias etapas devem ser seguidas a fim de que o seu poço artesiano esteja sempre com a manutenção em dia, o que ajudará na sua maior durabilidade e eficiência. Mas, antes de dar o próximo passo, entenda o que define um poço artesiano.

Segundo a classificação feita pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, quando as águas fluem naturalmente do solo em um aquífero confinado, sem a necessidade do uso de bomba para pressurização, vocêtem um poço artesiano.

A bomba se torna desnecessária nesses casos em razão da força natural da água já ser suficiente para fazer com que ela chegue à superfície. Além disso, poços artesianos possuem elevadas profundidades e diâmetros.

Deve ser de grande importância a preocupação com a limpeza e manutenção do seu poço artesiano, de modo a garantir maior conservação, durabilidadee qualidade da água. Isso sem falar na diminuição dos riscos de contaminação.

Veja, abaixo, o passo a passo de como limpar seupoço artesiano.

Quando as águas fluem naturalmente do solo em um aquífero confinado, sem a necessidade do uso de bomba para pressurização, você tem um poço artesiano.

Técnicas de limpeza e produtos específicos

Saber como limpar seu poço artesiano passa pelo conhecimento de que existem várias técnicas a serem utilizadas, a depender da situação em que se encontra o seu poço.

A técnica para limpeza logo após a perfuração não é a mesma que a aplicada quando da manutenção preventiva ou para solução de problemas que eventualmente possam aparecer.

Na manutenção preventiva, por exemplo, é feito um procedimento onde se avalia os níveis da água do poço, no qual se verifica se os equipamentos submersos e o painel elétrico operacional estão em funcionamento. Após isso,é preciso retirar o conjunto motor e bomba para o início do processo de desinfecção, com alguns produtos aplicados com sistema AIR LIFT até a água se tornar límpida.

Para cada problema específico existe um produto adequado a ser utilizado e um passo a passo a ser seguido para que a limpeza ocorra da maneira mais eficaz possível.

Limpeza sem produtos químicos

Muitas pessoas podem não saber como limpar seu poço artesiano, e, por isso, precisam ficar atentas para o fato de que nem sempre é necessária a utilização de produtos químicos na limpeza. Exemplo disso é no caso em que se aplica o procedimento AIR LIFT.

Após a perfuração do poço artesiano, se verifica grande acúmulo de lama nos tubos, que são responsáveis pela condução da água subterrânea até a superfície, de modo que a limpeza do poço artesiano antes do primeiro uso se torna indispensável.

Nessa primeira limpeza do seu poço artesiano, o objetivo é retirar a lama e permitir o fluxo da água limpa. Aqui, não há a necessidade de se usar produtos químicos.

O procedimento AIR LIFT consiste em duas mangueiras que vão dentro do poço, uma com ar comprimido e a outra somente a mangueira.

Em razão da diferença de pressão, a lama presente no poço artesiano e as impurezas subirãopela segunda mangueira, e será feita a limpezado seu poço.O processo de limpeza estará concluído quando o jato de água do seu poço artesiano adquirir coloração bem clara.

A limpeza sem produtos químicos, também chamada de limpeza mecânica, é indicada, portanto, quando se trata de acúmulode partículas no meio do pré-filtro.

O método mais adequado para esses casos é o de pistoneamento com pistão de válvula nos trechos correspondentes às seções filtrantes.

Limpar seu poço artesiano antes do primeiro uso é indispensável.

Produtos químicos dispersantes

A obstrução com lama de bentonita, argilas da formação e iodos  é devida a limpeza com produto químico dispersantes.

Nesse início da limpeza do seu poço artesiano, são utilizados o produto HEXA T, na dosagem de 20 kg/m³, e o hipoclorito de sódio 10%-12%, a 3%, que podem ser aplicados com bomba ou compressor de ar.

Importante lembrar que o HEXA T deve ser dissolvido em balde de água e colocado através da boca do poço. Já quando a aplicação ocorre por meio de compressor, o HEXA T será colocado por dentro da tubulação do poço artesiano.

Após a circulação fechada por 1 hora e o período de repouso (5 horas), a solução é descartada até a água ficar completamente limpa e o seu ph retornar aos níveis verificados antes do início da limpeza.

Produtos químicos desincrustantes

Os produtos químicos desincrustantes são usados para limpeza e reabilitação de vazão de poços artesianos.

Além disso, esses produtos cuidam da remoção de incrustações de substâncias minerais e depósitos orgânicos, que podem prejudicar a qualidade química da águas subterrâneas.

Incrustações correspondem às cristalizações de hidróxidos de ferro, carbonatos e sulfatos de cálcio e magnésio, que podem ser dissolvidas pela adição de produtos que possuam características ácidas.

Assim, para garantir a limpeza mais eficaz contra a incrustação, é preciso conhecer sua composição química e verificar a concentração das substâncias incrustantes, para só então determinar o tratamento adequado.

Importante lembrar que existem formas de prevenir a incrustação, para atenuar problemas futuros. Entre as medidas estão a utilização da extensão completa do aquífero para instalação de filtros, redução da vazão de bombeamento, construção do poço, com utilização de fluidos poliméricos de baixo teor de sólidos – verificado de modo a produzir o menor dano de permeabilidade ao aquífero – e a realização da limpeza constantemente.

Aplicação de substâncias ácidas

A aplicação de substâncias ácidas deve ocorrer com o uso do compressor, com uso de 1,5% de ALD*, auxiliar acidificante, e 1,5% de Easy Clean granulado.

Além da aplicação dessas substâncias, é necessário o uso simultâneo de ação mecânica. Dessa maneira, o produto químico é aplicado e fica em contato direto com as incrustações para auxiliar o seu amolecimento. Posteriormente, com o uso do compressor, jatos ou escovas, você conseguirá removê-las por completo.

Antes de iniciar a limpeza do seu poço artesiano, é preciso estar atento às contraindicações da utilização de certos produtos químicos. Para a garantia de bons resultados e nenhum prejuízo, sua utilização deve ocorrer de acordo com as recomendações dos especialistas.

Ficou com alguma dúvida sobre como limpar seu poço artesiano? Não perca tempo, e deixe seu comentário aqui.

Comentários (2)

Muito bom seus artigos, ajudam muito a várias pessoas e é legal você transmitir o seu conhecimento.

Muito obrigado, David! Nosso objetivo é realmente ajudar as pessoas a terem acesso a informações confiáveis e que possam lidar de uma forma melhor com nosso bem mais precioso, a água.

Deixe um comentário

Converse no Whatsapp