Quais as diferenças entre um Poço Artesiano e Semiartesiano?

Os poços artesianos e semiartesianos são poços com a função de extrair água depositada abaixo da terra. A diferença entre um poço artesiano e um semiartesiano está na maneira como esse processo de extração é feito e na maneira como eles são perfurados, o que pode tornar um ou o outro mais prático dependendo da situação.

Diferenças entre um poço artesiano e um semiartesiano

O que os difere, basicamente, é a profundidade (apesar de a profundidade não ser determinante para definir a vasão de água de cada poço).

Poço Artesiano

Em um poço artesiano tradicional, a água deve jorrar para fora com facilidade e naturalmente, sem ajuda de nenhuma pressão externa, como bombeamento e afins, pois a água está confinada em alta pressão, sendo liberada com força ao menor sinal de perfuramento.

Poço Semiartesiano

Um poço semiartesiano, entretanto, é criado a partir de uma perfuração feita por máquina, e sua profundidade varia (aproximadamente 20 metros em lugares mais baixos, como brejos, e 60 metros em lugares mais altos, como morros), parando sempre onde o maquinário encontra uma rocha dura demais para continuar perfurando.

Depois de aberta a passagem, é instalada no poço semiartesiano uma tubulação de 4 polegadas, em média, que servirá para fazer o bombeamento da água.

Quando se está perfurando o solo para fazer um poço artesiano, a rocha dura (que é ignorada na perfuração do poço semiartesiano) é perfurada por um martelo pneumático (onde um potente compressor usa o ar para continuar o processo), o que faz do poço artesiano (geralmente) mais profundo do que o semiartesiano. Não é instalado nenhum sistema de bombeamento do poço artesiano.

Vantagens dos dois tipos de poços

O poço semiartesiano pode ser feito com grande velocidade, fica pronto em aproximadamente uma semana. Costuma ser bom para casas, chácaras, empresas pequenas ou médias, sítios etc. Sua vasão varia muito de acordo com o local onde se encontra. Além disso, seu custo costuma ser mais baixo.

Um poço semiartesiano necessita de energia elétrica e uma boa estrutura para funcionar.

O poço artesiano costuma ser um pouco mais caro, pois demanda maquinário mais pesado e específico para sua perfuração. É necessário um espaço maior para ser feito, pois as máquinas ficam em caminhões, e a vasão também varia de acordo com o local. Porém, este poço não precisa de nenhum material especial ou de energia adicional para que água venha à superfície.

Além disso, por ter uma chance maior de atingir lençóis freáticos mais profundos, o poço artesiano tende a ter uma maior vasão em comparação ao outro poço, e também pode ter mais água para oferecer.

Vale enfatizar, contudo, que embora a vasão dependa do local, se a rocha dura não tiver nenhuma rachadura, sua perfuração não aumentará a vasão da água em um poço artesiano, apenas dará acesso para águas mais profundas.

Esse artigo lhe ajudou a decidir sobre qual poço escolher? Então compartilhe com seus amigos e ajude-os a decidir também! Não se esqueça de comentar e de olhar as outras matérias do site.

Deixe um comentário

Converse no Whatsapp