Entenda o que é e quais as vantagens de um Minipoço Artesiano

O minipoço artesiano, assim como qualquer outro tipo de poço artesiano, tem a finalidade de captar a água que está armazenada nos lençóis freáticos. Essa perfuração não é tão simples. Por isso, traz muitas dúvidas sobre sua construção e profundidade.

Existem três tipos de poços (o miniartesiano, o semiartesiano e o artesiano), sendo cada um uma variação do outro.

Por exemplo, o poço artesiano é de maior profundidade e não precisa de bombas para extrair a água; o semiartesiano é menos profundo, portanto precisa do uso de bombas. O miniartesiano é um poço menor do que o semiartesiano e também precisa da bomba de água para funcionar de forma correta.

O que é um minipoço artesiano?

É um poço em formato tubular, com diâmetro que varia de 2 a oito 8 (em torno de 5 a 20 centímetros) e com profundidade que varia de 10 a 60 metros, não ultrapassando o lençol freático.

Com uma produção de até 150 mil litros de água por dia, ele pode ser revestido tanto de metal quanto de tubos PVC filtrados, permitindo assim a entrada da água. Para retirar a água, é necessário um compressor de ar, uma bomba injetora ou submersa ou, até mesmo, uma bomba com pistão, que será acionada por moinho de vento.

A palavra “minipoço” é apenas um termo popular para “poço de pequena profundidade”, não sendo reconhecido tecnicamente, já que sua captação de água é de lençol freático. A construção envolve fatores que irão se adequar a estrutura do terreno, para que o projeto seja objetivo e combine desempenho com alta duração.

Vantagens do minipoço artesiano

Quando falamos de necessidade, o minipoço é uma excelente escolha. Seu índice de sucesso ultrapassa 90%. Esse tipo de poço tem 100% de garantia das empresas, além de serem cobrados apenas pelos litros de água produzido, garantido em contrato.

A diferença dele para o semiartesiano é a profundidade, já que os dois precisam de bombas para extrair a água. A profundidade do semiartesiano varia de 20 à 60 metros, sendo revestido com uma tubulação de, aproximadamente, 4 polegadas.

Já o poço artesiano é o único tipo de poço que não necessita de bomba para a extração, mas o gasto com sua instalação é bem maior.

O mini e o semiartesiano são mais utilizados em lugares menores, como chácaras, sítios ou residências. Com um excelente custo-benefício, o tempo de instalação gira em torno de uma semana.

Já o poço artesiano demanda mais investimentos, já que é preciso uma maior perfuração, mas a quantidade de água produzida por hora é superior aos outros poços, podendo chegar a 1000 litros por hora.

Gostou das vantagens? Se interessou por um poço artesiano? Tem algum experiência com esse tipo de poço? Conte nos comentários e compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

Converse no Whatsapp