Gostaria de saber quanto custa o metro de perfuração de poços artesianos? Esse assunto lhe traz algumas dúvidas? Leia este texto e acabe com todas elas!
Quando se fala de economia em relação ao uso da água, um poço artesiano se torna uma excelente alternativa. São poços criados para a utilização de águas subterrâneas, que variam sua profundidade e a quantidade de água captada, mas um ponto que ainda traz muitas dúvidas é quanto custa o metro de perfuração para poços artesianos.
Esses poços trazem muitas vantagens. Além da economia financeira, os problemas sobre racionamento de água acabam e ainda contribuem para o meio ambiente, pois é a captação que menos oferece risco a natureza.
Além disso, percebe-se nas águas subterrâneas uma qualidade maior, com menores chances de contaminação por esgoto.
Qual o preço por metro de um poço artesiano?
Para descobrir o valor por metro é preciso levar em conta os itens que serão usados após a perfuração, como, por exemplo, o custo da bomba submersa, cabos e quadros elétricos, cavalete, hidrômetro, tubulação do poço até o reservatório etc.
Depois de conhecer todos os itens que serão usados, é preciso somar os valores e dividir pela metragem que será perfurada, para, então, saber o valor por metro de perfuração.
Por exemplo, se o valor total do poço de 100 metros for R$ 50 mil, esse valor deve ser dividido pela profundidade, dando o resultado de R$ 500 por metro.
A profundidade dos poços variam. Os artesianos têm uma profundidade que pode chegar a 400 metros, enquanto os semi-artesianos não são tão profundos, chegando a 200 metros. Os micro-artesianos, ou mini-artesianos, têm uma média de 20 metros de profundidade.
É importante, também, observar a qualidade da mão de obra que fará o projeto, assim como a qualidade da empresa que irá prestar o serviço, para que ela trabalhe conforme a legislação.
Quais as vantagens de pagar mais por um poço maior?
Os poços maiores são mais difíceis de secar por ultrapassarem o lençol freático na sua perfuração (a chance de que isso ocorra é menor que 1%). Outra vantagem é que o poço artesiano não precisa de bomba para retirar a água, enquanto o semi-artesiano e mini-artesiano necessitam.
Caso você vá dividir os custos, o artesiano é uma boa pedida também. Quanto maior o número de pessoas que você for dividir o valor, mais barato sai para realizar a perfuração. Além disso, empresas optam por esse poço para economizar em suas finanças.
Em compensação, um poço menor é mais vantajoso quando se tem menos espaço, por isso é útil também por se tornar “invisível”, e é uma alternativa para quem não tem tanto dinheiro para investir.
Ficou alguma dúvida? Tem alguma coisa a mais que gostaria de saber? Mande sua sugestão nos comentários e não esqueça de compartilhar com os amigos!