Como fazer a manutenção de um poço artesiano: desentupindo o poço

A água flui naturalmente do solo e não necessita ser bombeada para sua utilização, pois a pressão exercida faz com que ela chegue ao seu ponto mais alto. Essa é a definição de poço artesiano e, para que sua utilização seja plena, é importante saber sobre sua manutenção e desentupimento.

Em função de sua profundidade, a água disponibilizada nesses poços é limpa e cristalina. Sendo assim, pode ser usada nas mais diversas situações, inclusive para o abastecimento local.

As vantagens disso são evidentes. Ao contar com esse fornecimento, é possível ter uma fonte própria de água e, por consequência, depender parcialmente ou, mesmo, deixar de ter os serviços da companhia de saneamento.

Neste caso, a empresa paga apenas a taxa de esgoto e não há a cobrança de fornecimento.

Em época de racionamento ou aumento de consumo, o poço se torna uma solução muito válida, pois dispensa a necessidade de carros ou caminhões-pipa.

Os poços artesianos exigem uma manutenção contínua e bem realizada. Neste texto, você terá mais informações sobre o desentupimento.

Por que devo limpar meu poço artesiano?

Assim como a manutenção, a limpeza e desentupimento de um poço artesianosão fundamentais para que o aparato continue funcionando com as mesmas características funcionais. Além disso, praticamente se anulam as chances de a água perder as suas propriedades.

A limpeza deve ser feita quando houver acúmulo de sedimentos ou quaisquer materiais sólidos. Isso é facilmente percebido ao retirar a água, pois ela fica mais turva. Com o passar do tempo, se não houver a higienização, as chances de se formar filmes gelatinosos são maiores.

A principal consequência disso é o bloqueio do poço.

A água oriunda do poço é bastante limpa e o uso humano é possível.

O procedimento também é ideal para verificar o estado das bombas e a possibilidade de manutenção do poço artesiano.

Quais os fatores que geram o entupimento?

O primeiro e mais óbvio é certamente a falta de limpeza. Como já mencionado, alguns sedimentos vão se acumulando no poço, causando a obstrução total ou parcial e prejudicam o bom fluxo de água.

É importante citar também que o próprio material que compõe o poço artesiano, por falta de manutenção adequada, pode ser responsável pelo seu entupimento. Pedrinhas, grãos de areia e até substâncias que comprometem a qualidade da água podem ser responsáveis por isso.

Um dos principais fatores pelos quais esse processo ocorre é a corrosão. Problemas iniciados na construção do poço e motivos externos complementam essas razões.

Até mesmo elementos como tubos, cabos, bombas e ferramentas em geral podem cair e impedir a passagem de água.

Como desentupir e evitar problemas futuros?

Há diversas maneiras de limpar um poço artesiano. Contudo, não há uma melhor forma de realizar esse processo. O estado de conservação, profundidade, tipo e composição química da água, entre outros fatores, determinam como fazer a higienização.

Uma das formas comumente utilizadas é a aplicação de produtos que desinfetam e descolam as substâncias que provocam a obstrução do poço.

A limpeza e desentupimento são partes importantes da manutenção de um poço artesiano.

O compressor também é muito usado nesse procedimento, mas o desentupimento do poço artesiano, dessa forma, é através de suas paredes, para se ter um exemplo.

De qualquer maneira, vale a pena lembrar que a água recebe um tratamento com um agente desinfetante, para que recupere o controle bacteriológico com urgência.

Com isso, é possível manter a boa qualidade da água, para que ela continue sendo usada, inclusive, para consumo humano. Isso sem contar que o poço se mantém funcionando de forma plena.

Para saber mais sobre como desentupir poços artesianos e assuntos relacionados, conheça os outros textos e visite o site regularmente para ter acesso a conteúdo novo e exclusivo. Em caso de dúvidas, não deixe de comentar.

Deixe um comentário

Converse no Whatsapp