Manutenção de poços artesianos: como tratar a água contaminada com ferrugem   

Dentre todos os problemas que possam aparecer referentes à limpeza de um poço artesiano, um dos mais recorrentes está relacionado à água com ferrugem.

Esse é um dos itens que comprometem mais a utilidade principal do aparato: oferecer água limpa e sem impurezas. Pelo fato de o líquido ser originário diretamente da natureza, o bombeamento é feito sem necessidades especiais e há a garantia de um uso pleno e sem riscos à saúde dos usuários.

Com toda essa qualidade, a água pode ser usada em qualquer utilidade.

Para que seu poço artesiano continue oferecendo água de boa qualidade, siga este texto e veja como tratar água contaminada com ferrugem.

Analisar a água

A água, quando contaminada, traz alterações visuais e facilmente notáveis.

Antes de adotar qualquer procedimento de limpeza, é primordial fazer uma avaliação da água presente no poço, a fim de encontrar qualquer anormalidade. Um líquido cristalino e sem cheiro, por exemplo, ainda não pode ser considerado como 100% puro.

Dessa forma, você avalia se a água está poluída, o que pode acontecer com ferrugem ou qualquer outra substância visível ou perceptível. As alterações podem ser notadas na cor, gosto ou odor.

No caso da ferrugem, a água fica amarelada, em razão da reação de metais solúveis com o oxigênio, ocorrida após um tempo de repouso e precipitação.

Já a água contaminada no poço artesiano, que também pode ser causada por ação da ferrugem, pode ser consequência de uma falta de tratamento adequada. Nota-se, então, a presença de micro-organismos, que resistem até mesmo a alguns tipos de tratamento.

A água também pode ser contaminada em resultado do descarte equivocado de agrotóxicos, fertilizantes e metais pesados.

Modos de fazer a limpeza da água

A limpeza do poço artesiano protege a água de ferrugem e outras impurezas que eventualmente possam aparecer.

Uma das maneiras de manter o poço artesiano limpo e livre de ferrugem é fazer uma estação de tratamento que tem como função precipitar os metais que ocasionam o problema. Eles são removidos por um processo de decantação dos flocos que serão produzidos através da ação de produtos químicos coagulantes.

No entanto, ainda há um procedimento mais simples que pode ser usado para combater o problema: a complexação. Produtos com essa natureza são infiltrados na saída do poço, com o auxílio de uma bomba dosadora.

Dessa maneira, pode-se reparar a cor, turbidez, cheiro, gosto e possibilidade de incrustação.

Todos os produtos usados para remover a ferrugem do poço artesiano são atóxicos e à base de fosfatos.

Vale lembrar que uma quantidade aceitável de ferro não traz males aos usuários da água, mesmo em pessoas alérgicas ao metal. Em quantidade de até 3 ppm, o líquido não traz problema algum.

É imprescindível salientar, porém, que a manutenção do poço artesiano deve ser feita com regularidade, tanto para correção de eventuais problemas quanto para prevenção. Isso evita o aparecimento de anormalidades, inclusive ferrugem. Os custos são otimizados e os usuários não correm riscos.

Você acabou de ver como limpar poços artesianos que possuem ferrugem e contaminam a água. Para ter mais informações sobre outros problemas e tópicos relacionados à higienização, uso e manutenção desses aparatos, não deixe de conferir as atualizações do site.

Leia, também, o conteúdo já publicado e tenha dicas úteis sobre o assunto. Se ainda restar dúvidas, entre em contato.

Deixe um comentário

Converse no Whatsapp