Aprenda como calcular a vazão de um Poço Semi-Artesiano

Você não sabe qual é a vazão de um poço semi-artesiano? Tem um desses em casa ou na chácara e queria saber mais sobre o assunto? Está pensando em construir seu poço semi-artesiano e não sabe qual vazão esperar? Leia este artigo para entender!

Um poço semi-artesiano é um poço cuja perfuração não é tão profunda e, por conta de não conseguir alcançar a água confinada em maiores pressões, necessita da ajuda de um sistema de bombeamento para se conseguir a água. Sendo assim, é possível controlar e conhecer melhor qual é a vazão de um poço semi-artesiano.

É preciso saber a capacidade do balde (em litros) e ter um cronômetro para se saber com mais precisão o tempo gasto (em segundos).

Como calcular a vazão de um poço semi-artesiano?

Independentemente de qual seja seu poço (artesiano ou semi-artesiano), a vazão de ambos é medida usando testes específicos que analisam o estado de funcionamento do poço.

Um jeito simples de medir a vazão de um poço manualmente é vendo quanto tempo ele demora para encher um balde. É preciso saber a capacidade do balde (sempre em litros – é recomendável um balde de 10 litros, para facilitar o cálculo) e ter um cronômetro para se saber com mais precisão o tempo gasto (em segundos).

Depois disso, para saber a vazão por hora do seu poço, basta fazer o seguinte cálculo:

Vazão por hora = (3.600 segundos x capacidade do balde) / tempo gasto

O resultado será dado em litros/hora.

A vazão do poço não é necessariamente boa ou ruim, isso varia muito de acordo com a necessidade do cliente ou do dono do poço. A mesma vazão pode ser ideal para alguém, mas outra pessoa pode precisar de reparos.

Além disso, embora você possa fazer essa medição por conta própria, como foi ensinado nos parágrafos acima, é recomendável que se contrate uma empresa especializada para fazer esse trabalho e garantir um resultado mais preciso.

A empresa fará o teste de acordo com os critérios do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), ou seguirá os critérios do próprio cliente, se assim for solicitado. Normalmente, as empresas que perfuram os poços também são especializadas nesse teste, então você pode contatar a empresa responsável pela perfuração do seu poço e pedir o teste de vazão.

Vale lembrar que esse teste precisa ser feito com frequência, pois é um dos procedimentos de manutenção e ajuda a conferir regularmente a qualidade do poço.

Se o problema de vazão for identificado enquanto for mínimo, é mais fácil de arrumar e causará menos prejuízos ao dono do poço. Por conta disso, o teste de vazão desse ser feito mesmo se poço semi-artesiano supostamente estiver em perfeitas condições.

Esse artigo tirou suas dúvidas sobre a vazão de um poço semi-artesiano? Esperamos que sim! Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário e leia os outros artigos do site!

Comentários (2)

Deixe um comentário

Converse no Whatsapp